O Grêmio Recreativo Escola de Samba Triunfo Barroco, de Belo Horizonte, anunciou o tema do samba-enredo de 2024: “Dos quilombos, das tribos, dos quintais aos salões: Cozinha Mineira, o elo da mineiridade”. A divulgação foi feita por meio de publicação no Instagram, no domingo (23/4).
Leia Mais
Identificados autores de assassinato ocorrido no Carnaval no interior de MGMexicano dirige microdocumentário sobre carnaval de BHMinas tem 8 restaurantes entre os 100 melhores do Brasil, aponta listaAdolescente é suspeito de planejar chacina em escola de MGMulher mata companheiro com azulejo no interior de MGMoradores reclamam e PBH retira canteiro de obras de largo do Sion"Musicando nas Escolas" retorna para valorizar a arte entre alunosVídeo: mulher é morta a facadas pelo ex enquanto trabalhava
A proposta da Escola é passear pela história e desvendar os mistérios da culinária Mineira através da miscigenação de temperos e por meio dos costumes que levaram os pratos típicos de Minas a se tornarem um dos mais apetitosos e famosos na gastronomia mundial.
A Triunfo Barroco é a escola de samba mais nova de BH, com desfile inaugural em 2023. Neste ano, foi campeã do grupo de avaliação e avançou para o grupo de acesso. Em 2024, pretende chegar no grupo principal.
Segundo Felipe Diniz, diretor de carnaval, a proposta da escola é abordar temáticas culturais relacionadas à mineiridade. No último carnaval, o tema abordado foi a chegada do santíssimo em Ouro Preto, em 1733, quando houve um cortejo traslado da santíssima igreja do Rosário até a igreja do Pilar, evento católico que reuniu todas as classes da época.
Em 2024, a temática vai apresentar as relações históricas, afetivas, familiares e interpessoais entre mineiros e a culinária - e o ambiente da cozinha em si, que é onde tudo acontece. A história abordada pela Triunfo vai começar nas senzalas, passar pelos terreiros e pela história do próprio samba, que é muito relacionado às comidas.
Leia: Bloco de carnaval de BH vai desfilar durante o ano inteiro
“Carnaval é cultura, e quando a gente fortalece a nossa cultura interna, que é a cultura mineira, a gente fica mais forte”, comentou o diretor de carnaval, responsável pelo gerenciamento do carnaval da escola.
A escola informou que em breve começará os ensaios. Para o desfile acontecer, contará com uma equipe de cerca de 500 pessoas.
*Estagiária sob supervisão