O governo de Minas Gerais divulgou a lista de promoções e progressões de carreira que contempla mais de 10 mil servidores da educação no estado. A listagem já pode ser consultada no Diário Oficial do estado.
Segundo o governo, a iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar o empenho e esforço dos servidores que cumprem os requisitos legais para esse avanço. O plano das Carreiras dos Profissionais de Educação Básica foi definido pela Lei 15.293 de 2004 e define a evolução nas carreiras dos servidores da educação por meio dessas promoções.
Leia Mais
Professores da rede estadual de educação fazem paralisação Aulas voltam nas escolas mineiras com greve dos professores à vistaGreve de professores em BH: EMEIs tem aulas canceladas nesta tardeGoverno nomeia mais mil excedentes do concurso da educaçãoHomem mata amigo após briga envolvendo pingaAs progressões são horizontais, com mudanças de grau na carreira, e os critérios para concessão se dão por: estar em efetivo do exercício, ter cumprido o intervalo de dois anos de efetivo exercício no mesmo grau e ter recebido duas avaliações de desempenho individual satisfatórias desde a progressão anterior (70% ou mais).
No caso das promoções, elas são verticais, com mudanças de nível na carreira. Os critérios são: estar em efetivo exercício, ter cumprido o intervalo de cinco anos de efetivo exercício no mesmo nível, ter recebido cinco avaliações de desempenho individual satisfatórias desde a progressão anterior (70% ou mais) e possuir escolaridade mínima exigida para o nível imediatamente superior.
Para que esse avanço na carreira possa ocorrer, os dados do servidor no Sisap (Sistema de Administração de Pessoal) devem estar atualizados. A atualização é de responsabilidade das Superintendências Regionais de Ensino. A publicação dessa listagem de abril foi a quarta em 2023 e há a previsão de publicações mensais até o fim do ano.
*Estagiário sob supervisão