Um homem, de 28 anos, ficou ferido ao manusear uma bomba dentro de um apartamento no bairro Anchieta, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na noite dessa quarta-feira (26/4).
Segundo informações da Polícia Militar, ele perdeu o antebraço esquerdo na explosão, que aconteceu no primeiro andar de um prédio da rua Montes Claros.
Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII pelo pai, que também estava no imóvel no momento da explosão. O rapaz informou à equipe médica que comprou uma “bomba treme terra” para utilizar em um evento e que ela explodiu quando ele mexia no artefato.
O prédio chegou a ser interditado durante os trabalhos do esquadrão antibombas, do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Ainda durante a noite, os outros moradores foram liberados para voltarem para casa, mas o apartamento onde aconteceu a explosão foi isolado para que uma perícia de engenharia seja realizada na manhã de hoje.
De acordo com a Polícia Militar, vidros da janela do imóvel ficaram quebrados e paredes apresentaram trincas.
A perícia da Polícia Civil foi acionada e o celular do homem foi apreendido, além de outros materiais que podem ter relação com a explosão.
Em conversa com a PM, o pai do rapaz disse que não sabia do material explosivo dentro do apartamento e não soube informar o motivo do filho usar tal artefato.
Além do rapaz e do pai, de 62 anos, o irmão mais velho, de 30, também estava dentro do apartamento no momento da explosão. Ele acompanhou o trabalho das equipes policiais.
Registros da PM constam que o jovem e o pai foram apreendidos com pedras cristais em 2016, o que levantou a suspeita de que a bomba seria usada em garimpo ilegal.
O homem segue internado no Hospital João XXIII sob escolta policial. A Polícia Civil investiga o caso.