A campanha
O início da campanha de vacinação contra a meningite C foi divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte no fim de março.
O imunizante, que antes era aplicado apenas em crianças de 3 a 5 meses, com doses de reforço aos 12 meses, foi disponibilizado para toda a população.
Na reta final da campanha, a quantidade de locais que possuem a vacina disponível foi consideravelmente reduzida, contando com apenas alguns centros de saúde das Regionais Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova.
Insatisfação da população
Nas redes sociais, cidadãos citam falta de organização por parte da prefeitura na hora de realizar a campanha.
Avisaram que a campanha da vacinação contra a meningite iria até amanhã, mas os postos de saúde de BH está sem vacina!! Alô @prefeiturabh tem algum motivo??
%u2014 Ana Lulu (@analulu1305) April 27, 2023
Pessoal de BH: vcs conseguiram tomar a vacina de meningite C? Em qual posto? A campanha pra toda a população acaba sexta, mas parece que não tem vacina nos postos %uD83E%uDD7A
%u2014 pianinho de succession (@RafaFreitas) April 25, 2023
Além da falta do imunizante, também há reclamações sobre a demora para aplicação da vacina, - há relatos de pessoas que ficaram na fila por mais de 3 horas.
+3h pra tomar a vacina da Meningite C, ta de sacanagem. Desumano uma parada dessas
%u2014 Curão (@Cur1_) April 26, 2023
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que “a aplicação das doses contra a meningite C para a população seguirá enquanto durarem os estoques da vacina. A ampliação da imunização foi de forma temporária, seguindo as orientações da Secretaria de Estado da Saúde. Devido à grande procura, há registro de falta em algumas unidades.”
Os postos de saúde que possuem o imunizante, podem ser encontrados no site da Prefeitura de Belo Horizonte.