A Santa Casa de Formiga, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, não vai mais receber novos pacientes para internação eletiva ou de urgência e emergência. A suspensão de novos atendimentos foi feita na segunda-feira (24/4) e, desde então, a unidade não fez novos acolhimentos.
Por meio de nota, a administração do hospital informou que a medida teve que ser tomada após não conseguir adquirir insumos, medicamentos e Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs). De acordo com a instituição, desde setembro de 2022 a Santa Casa tem enfrentado uma grave crise financeira, que gerou o bloqueio das contas bancárias.
Em outro pronunciamento, a Santa Casa afirmou que um dos motivos da instabilidade nas finanças foi a suspensão das emendas parlamentares de repasses, em função da eleição de 2022, e que, até o momento, não foram regularizadas.
“É importante ressaltar que, a instituição não consegue sua sustentabilidade financeira, somente com a produção do SUS, Convênio e Particular. É o único hospital de Formiga, com capacidade de 112 leitos, e serviços de alta complexidade para uma microrregião de 130 mil habitantes, cenário este que não permite a restrição na prestação de serviços”, informou o hospital. Entre os serviços ofertados na Santa Casa de Formiga estão:
- Centro cirúrgico;
- Centro de imagens;
- Hemodinâmica;
- Maternidade;
- Pediatria;
- Pronto Atendimento;
- UTI adulto;
- UTI neonatal.