Jornal Estado de Minas

REJEITO

Duas barragens da Vale serão desconstruídas em Ouro Preto

Duas barragens da mina Fábrica, em Ouro Preto, estão em processo de desconstrução, iniciado nesta semana. As barragens Área IX e Grupo estão inativas desde 2018 e 2019, respectivamente. Em ordem, as obras devem se encerrar em 2024 e em 2025. 





A barragem Grupo está em nível de emergência 2 e não há moradores na sua Zona de Autossavalmento (ZAS), segundo a Vale. O conteúdo e o alteamento da montante até o nível do dique de partida dela serão removidos. Não foi informado o seu volume. As operações serão realizadas por equipamentos de maneira remota. O reservatório também conta com uma estrutura de contenção à jusante (ECJ), capaz de reter rejeitos em caso de emergências

Já a barragem Área IX apresenta condições mais fáceis para o procedimento, ainda segundo a Vale, com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva vigente e não há moradores na sua ZAS. A estrutura será reforçada e parte do seu conteúdo será removida. Serão utilizados equipamentos convencionais. Seu volume atual é de cerca de 770 mil m³ de rejeitos.