A rinoceronte do Zoológico de Belo Horizonte completa 53 anos nesta quinta-feira (4/5). Para comemorar a data especial, a rinoceronte Luna, animal mais velho do Zoológico de BH, vai ganhar um bolo e uma dieta especial de aniversário. O cardápio tem melancia, mamão, banana, beterraba, cenoura e capim.
Leia Mais
Empresa é condenada a indenizar homem por boato de demissão por furtoTrês indiciados por acidente de lancha que matou duas pessoasIdosa perde joias de R$ 300 mil em golpe do bilhete premiadoZoológico de BH: concessão é suspensa por não aparecer empresa interessadaTrês cidades de Minas registram menores temperaturas do Brasil em 24 horasO animal, pela idade avançada, recebe atenção especial em relação aos demais. A rinoceronte tem uma rotina especial de cuidados, essenciais para a saúde e bem-estar. A dieta é balanceada, de acordo com necessidades nutricionais bem específicas.
Além disso, Luna é acompanhada diariamente pelo setor de veterinária por causa de uma conjuntivite crônica, resultado de fatores alérgicos e que faz com que os olhos acumulem secreção. A equipe limpa os olhos de Luna nos períodos da manhã e da tarde, para evitar complicações e garantir o conforto do animal.
Espécie ameaçada de extinção
Luna é um rinoceronte-branco de uma espécie africana ameaçada de extinção e que, apesar do nome, tem a pele acinzentada. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nome popular está relacionado a um mal-entendido histórico. Por causa da mandíbula “larga”, os povos africanos descendentes dos colonizadores holandeses chamavam por “wijd” (largo), em inglês “wide”, mas os ingleses entenderam o termo como “white” (branco).
Na natureza são muitas as ameaças aos rinocerontes. Dentre as principais, está a caça predatória para abastecer o comércio internacional ilegal de cornos de rinoceronte. Acredita-se que eles têm poderes afrodisíacos e medicinais, mas sem comprovação científica.