A Prefeitura de Barbacena, Região Central de Minas, decretou situação de emergência devido ao derramamento de óleo diesel no afluente do rio das Mortes, responsável pelo abastecimento de água no município. O abastecimento de água da cidade está comprometido desde quinta feira (11/5).
Leia Mais
Dengue: mais de 3 mil casos já foram confirmados em 2023, em BHBH deve registrar a menor temperatura do ano na próxima semanaVazamento de esgoto gera transtorno na rua e polui córrego em Nova LimaUTI da Santa Casa de Barbacena volta a ser fechada por falta de médicosAcidente entre ônibus e caminhão mata jovem e fere três pessoas na MGC-122Meninos da Lagoinha: filho de falsa avó morre em penitenciária na Grande BH
O gabinete é composto pelo prefeito, Defesa Civil, Serviço de Água e Saneamento, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Secretaria Municipal de Gabinete, Secretaria Municipal de Fazenda, Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Advocacia Geral do Município, Consultoria Geral do Município, Diretoria de Meio Ambiente e Diretoria de Comunicação.
Em nota, a prefeitura informou que as equipes seguem trabalhando diuturnamente, monitorando e analisando o local. Porém, até o momento, ainda não foi possível apurar o quantitativo de óleo que foi derramado no curso de água e que, por causa disso, as bombas de captação de água e o abastecimento permanecem temporariamente paralisados e sem previsão de retorno devido à gravidade da situação.
“Solicitamos encarecidamente à população que faça uso racional da água até que a situação seja normalizada.”
O acidente
Na manhã de quinta-feira (11/5), um caminhão-tanque, carregado com 44 mil litros de óleo diesel, tombou e explodiu na altura do km 711 da BR-040, em Barbacena. O motorista foi socorrido pela concessionária da rodovia. O estado de saúde dele não foi divulgado.
Com o tombamento, o óleo se espalhou pela pista e atingiu o afluente do Rio das Mortes.