A prefeitura de Pedro Leopoldo, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, decretou situação de emergência em saúde pública, por 120 dias, devido aos elevados índices de casos de dengue e chikungunya. A informação foi divulgada nesta semana em redes sociais do município.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, do primeiro dia do ano até 14 de março, foram registrados 85 casos prováveis de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, em Pedro Leopoldo.
De acordo com a prefeitura, por dia, são recolhidas 108 toneladas de entulhos na cidade. Em publicação a entidade informou que inúmeras ações estão sendo realizadas para combater a proliferação do mosquito transmisso das doenças, que se reproduzem exatamente em água paada nesses ambientes de etulho.
Entre asa ações realizadas pelo poder público estão mutirões, fiscalização de possíveis focos, campanhas de conscientização, inspeção de agentes em residências, recolhimento de entulhos e limpeza diária de todas as ruas da cidade.