O carnaval é mesmo o ano inteiro. O bloco Samba Queixinho já abriu inscrições para as oficinas de bateria de 2024, com ensaios acontecendo no Centro de Belo Horizonte. Os instrumentos usados são o chocalho, tamborim, repinique, caixa e surdos, mas não precisa de experiência, apenas o interesse em aprender.
Segundo o mestre de bateria, Gustavo Caetano, são vários níveis de aprendizado e todos os inscritos passam por uma aula experimental para avaliar o nível de conhecimento e afinidade com os instrumentos. "Na primeira aula, entendemos qual o nível da pessoa com o instrumento e começamos o treino. A partir disso, cobramos uma mensalidade, pois ela cobre os custos gerais de produção", diz.
Neste ano, as oficinas acontecem toda terça-feira, de 19h às 22h, no Centro de BH. E, além do carnaval, o bloco participa de projetos de acolhimento às pessoas no ano todo. "Também fazemos outros, como a parada LGBTQIA+, e para fazer um bom trabalho em todas as ocasiões, precisamos ter oficinas quase o ano inteiro", explica Gustavo.
Como incentivo para aqueles que desejam participar da bateria, ele dá uma dica. "Tocar faz bem para a saúde mental. É uma ótima forma de dar vazão a energias e pressões do dia-a-dia. Isso influencia diretamente na saúde e relacionamentos. Fora que, no fim das contas, também tem diversão, alegria e satisfação pessoal", finaliza.
Os interessados podem se inscrever mandando mensagem no Instagram do bloco ou para o número (31) 98763-1354.