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Estado de Minas LIGAÇÕES INSISTENTES

Banco pode pagar R$ 696 mil por descumprir lei de bloqueio de telemarketing

Em sua defesa, o banco alegou que segue o protocolo e encaminha aos seus correspondentes as listas atualizadas em que constam os chamadores bloqueados


19/05/2023 20:18 - atualizado 19/05/2023 20:51
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Mulher em ligação telefônica
Procon-MG considerou que a empresa se fez valer de sua 'condição de superioridade econômica' para causar prejuízo ao consumidor (foto: Pixabay / Reprodução)
Um banco com atuação em Minas Gerais foi multado R$ 696 mil por descumprir o Sistema de Bloqueio de Telemarketing no estado e continuar ligando para pessoas que tinham solicitado o cancelamento das abordagens. A medida foi tomada pelo Procon-MG e ainda pode ser recorrida. 

Conforme a denúncia, mesmo obtendo uma lista com números de telefones de consumidores que se cadastraram para não receberem ligações e mensagens de texto com conteúdos de marketing direto, a empresa teria ignorado o decreto “anti-telemarketing ativo”. 

“Fiscalização realizada por agentes do Procon-MG comprovou que a empresa efetivamente praticou marketing direto ativo, de forma repetida, para números bloqueados, importunando os consumidores e violando a legislação que disciplina esse assunto”, explica o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). 
Em sua defesa, o banco alegou que segue o protocolo de forma estrita e encaminha aos seus correspondentes as listas atualizadas em que constam os chamadores bloqueados. 

Ainda assim, o Procon considerou que a empresa se fez valer de sua “condição de superioridade econômica” para causar prejuízo ao consumidor. A multa deverá ser paga ao Fundo Estadual de Proteção de Defesa ao Consumidor (FEPDC). 

Procurada, a instituição financeira afirmou que tem investido na inovação de seus processos. “O Banco PAN tem como compromisso a constante melhoria na experiência dos seus clientes, tanto nos produtos e serviços ofertados, como em seus canais de atendimento e operações realizadas por parceiros. Nesse sentido, vem investindo em inovação de portfólio e processos, a fim de entregar uma jornada ágil, simples e segura. O PAN reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais”. 



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