Um novo Centro de Saúde será entregue à população nesta terça-feira (30/5). A unidade fica na Rua São Vicente, 735, Bairro Granja de Freitas, na Região Leste de Belo Horizonte. A expectativa é que mais de 7 mil moradores sejam beneficiados.
O local atenderá moradores dos bairros Granja de Freitas, Caetano Furquim, Conjunto Taquaril e Taquaril. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h30. A unidade tem capacidade média de 2,4 mil atendimentos por mês.
“A nova unidade de saúde possui estrutura com 17 consultórios, sala de vacina, sala de coleta e ECG, Farmácia com sala para assistência farmacêutica, sala de reuniões, sala dos Agentes de Combate à Endemias, Sala de Espera, Recepção, Sala de Triagem, Sala de Observação e procedimentos, além de sala de curativos, área de Saúde Bucal, consultórios odontológicos, sala dos Agentes Comunitários de Saúde, banheiros para pessoas com necessidades especiais e área administrativa”, informou a administração municipal.
Mais unidades
Neste mês a Prefeitura de Belo Horizonte assinou um contrato com a parceria privada para a construção de mais seis centros de saúde até o final de 2024. As novas unidades beneficiarão cerca de 77 mil pessoas no Barreiro, Venda Nova, Pampulha e região Leste da capital. O novo documento aumenta para 13 o número de novas unidades a serem construídas na capital até o ano que vem.
O funcionamento das 13 novas unidades beneficiará uma população de aproximadamente 175 mil pessoas, levando assistência de melhor qualidade para diversas regiões de Belo Horizonte e uma média de 3 a 5 mil atendimentos mensais em cada novo centro de saúde.
Confira quais profissionais terão no Centro de Saúde Granja de Freitas
- Três equipes de Saúde da Família, sendo cada uma composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, e de três a quatro Agentes Comunitários de Saúde
- Duas equipes de Saúde Bucal (sendo uma equipe composta por um cirurgião dentista e um auxiliar de saúde bucal e outra composta por um cirurgião dentista, 1 auxiliar de saúde bucal e um técnico de saúde bucal)
- Dois enfermeiros de apoio
- Dois médicos generalistas
- 11 auxiliares/técnicos de enfermagem
- Um psicólogo
- Um assistente social
- Profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) - composta por farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, profissional de educação física e terapeuta ocupacional
- Um Agente de Combate às Endemias
- Um agente sanitário.