A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou nesta terça-feira (30/5) a prorrogação da Campanha de Vacinação contra Influenza, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. Agora, a população com mais de seis meses de idade poderá se imunizar gratuitamente até o dia 31 de julho. As doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do Estado.
Leia Mais
Lotes de vacina contra leishmaniose em cachorros serão recolhidosPrédio comercial pega fogo no Centro de BH; vejaPBH enviará plano de uso do Aeroporto Carlos Prates a Brasília nesta semanaPBH registra B.O para apurar falsa denúncia no Aeroporto Carlos PratesCaso raro: trigêmeos gerados naturalmente nascem em Belo HorizonteDe acordo com os dados divulgados pela SES-MG, a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde para a população acima de 6 meses é de 90% de cobertura vacinal. Porém, até o momento, Minas Gerais só alcançou 46,38% de vacinados para essa população. No grupo de crianças e gestantes, essa cobertura é ainda mais baixa, sendo de 34,90% e 39,31%, respectivamente.
"A vacinação foi estendida até 31 de julho por duas razões. Primeiro, estamos no período sazonal de doenças respiratórias, o que torna necessário aumentar a proteção da população. Além disso, há um excedente de vacinas, uma vez que o nosso público-alvo não atingiu a meta. Especialmente as crianças, que não ultrapassaram 40% de cobertura vacinal", explicou o secretário.
Baccheretti ressaltou que a vacinação não apenas reduz o risco de desenvolver a doença, mas também diminui as hospitalizações e, principalmente, os óbitos relacionados à gripe. “Temos que nos proteger contra o vírus da gripe, que parece simples, mas que pode gerar internação, e até matar. Estamos na época de frio, quando esse vírus circula muito na sociedade, então não vamos perder a oportunidade. A vacina salva vidas e nós temos ela disponível em cada posto de saúde das cidades.”, destaca.
Mais doses
Até o momento, Minas Gerais foi contemplada com 7.467.960 doses de vacina contra influenza. Para a ampliação da campanha e aumento da cobertura vacinal, a SES-MG receberá do Ministério da Saúde mais 1 milhão de doses, que chegam nesta quinta-feira (1/6).
As novas doses serão distribuídas aos municípios por meio das Unidades Regionais de Saúde, e a responsabilidade da operacionalização da vacinação é de cada cidade. A SES-MG orienta que a população verifique junto às Unidades Básicas de Saúde dos municípios sobre o planejamento para administração da vacina.
A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A vacina contra a Gripe é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B).
É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina contra a Covid-19.
* Sob supervisão do subeditor Fábio Corrêa