Jornal Estado de Minas

COMBATE AO TRÁFICO

MP prende 12 pessoas envolvidas em organização criminosa na Zona da Mata

Doze pessoas suspeitas de envolvimento com uma organização criminosa foram presas nessa terça-feira (6/7) em operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), nas cidades de Visconde do Rio Branco e Rio Pomba, Região da Zona da Mata Mineira.





Foram cumpridos 30 mandados judiciais, sendo 17 de busca e apreensão e 13 de prisão temporária. Duas dessas foram em flagrante e em apenas uma os agentes não conseguiram localizar o investigado. De acordo com o MP, um ex-taxista de Visconde do Rio Branco, suspeito de transportar indivíduos ligados à disputa de facções na região, foi preso. 
Arma aprendida na operação Égide (foto: MPMG/Divulgação)
 
Outras pessoas que participavam da organização criminosa, financiando e movimentando dinheiro e armas de fogo para os traficantes e fornecendo drogas e celulares para o interior de unidades prisionais também foram presos.

Também foram apreendidos dinheiro, drogas, armas de fogo, munições, carros e motocicletas usados pelos investigados para a prática de crimes.
Carros e motocicletas utilizados pelos investigados também foram apreendidos (foto: MPMG/Divulgação)
 
  
A operação Égide, como é chamada, tem o objetivo de desmantelar a organização criminosa investigada pela prática de tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídios, porte de armas de fogo, assaltos, latrocínio, corrupção de menores e outros crimes violentos na região da Zona da Mata mineira.

A ação foi realizada através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata, em conjunto com a Promotoria Criminal de Visconde do Rio Branco e com as polícias Militar e Penal de Minas Gerais.