A Avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte, amanheceu nesta quinta-feira (8/6) com a confecção dos tradicionais tapetes de serragem coloridos. A ação faz parte da celebração do dia de Corpus Christi na capital.
Leia Mais
O que se sabe sobre desaparecimento de empresário mineiro no RSForagido é preso em operação contra migração ilegal para os EUAMulher cai em supermercado e ganha indenização de mais de R$ 16 milCorpus Christi: como cascas, sal e pó de café preservam tradição em BHCorpus Christi em Ouro Preto tem tapetes e procissão de 2,5 quilômetrosPostos de BH abrem no sábado para vacinar contra covid, meningite e gripeMãe é suspeita de envenenar filha de 7 meses em Minas'Não tem nada a ver com política, mas com Jesus', dizem jovens evangélicos na Marcha
Segundo o presidente do Conselho Pastoral Paroquial, Renato Alves de Sousa, cerca de 100 voluntários estiveram na Afonso Pena para a confecção dos tapetes. O trabalho começou na noite de ontem nas ruas da capital e marca a volta dos tapetes às ruas após três anos, devido à pandemia.
Sobre a pista ornamentada da Avenida Afonso Pena e arredores, vai passar, no início da noite, a procissão do Santíssimo Sacramento. O cortejo começa às 18h30, na Boa Viagem, após a missa celebrada (17h), na área externa do templo (Rua Sergipe, 175).
De acordo com a Arquidiocese de BH, a Festa de Corpus Christi é celebrada cerca de 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira – pela tradição cristã, a última ceia de Jesus com seus discípulos, antes da crucificação, teria ocorrido em uma quinta-feira.
Na última ceia, Jesus institui o sacramento da Eucaristia, partilhando o pão e o vinho com seus discípulos. Na Festa de Corpus Christi, os cristãos católicos testemunham a fé na Eucaristia – a presença de Jesus no pão e no vinho -, com procissões pelas ruas enfeitadas com os tapetes de serragem.
Programação
Missas e procissões na capital e Grande BH
Belo Horizonte
- Às 10h30, o arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá missa na Catedral Cristo Rei, no Bairro Juliana, na Região Norte de BH. Haverá procissão no interior do templo, e os participantes são convidados a doar alimentos para o mais necessitados.
- Missa às 17h, na área externa do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia (Igreja Boa Viagem). Às 18h30, os fiéis vão seguir em procissão até o Santuário São José, na Avenida Afonso Pena.
Serra da Piedade, em Caeté (RMBH)
Missas às 9h e 15h (com procissão), na Ermida da Padroeira de Minas, e 11h (com procissão), na Basílica das Romarias, oração do terço mariano (18h15) e adoração ao Santíssimo Sacramento (20h15).
Santa Luzia (RMBH)
Missa às 17h, no Santuário Arquidiocesano Santa Luzia, com procissão, na sequência, até a Capela São Geraldo, no Bairro São Geraldo.
Sabará (RMBH)
Missa campal, às 8h15, na Praça Melo Viana, no Centro Histórico, seguida de procissão até a Matriz Nossa Senhora da Conceição.