(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEGURANÇA DE BARRAGEM

MP vai apurar situação de segurança de barragem de urânio no Sul de Minas

Barragem D4, em Caldas, no Sul de Minas, foi passada para o Nível 1 de segurança, o menor na escala de três níveis


17/06/2023 16:40 - atualizado 17/06/2023 16:49
432

Barragem urânio em Caldas, no Sul de MInas
MPMG afirma que estrutura é usada para contenção de urânio e outros materiais radioativos (foto: Indústrias Nucleares do Brasil / Divulgação)
O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Caldas, no Sul de Minas, instaurou um procedimento administrativo para avaliar as condições de segurança e estabilidade da Barragem D4, em uma antiga mina de urânio. Desde o dia 7 de maio, a estrutura está em Nível 1 de segurança, o menor na escala de três níveis. 
Conforme o MPMG, a estrutura é usada para contenção de urânio e outros materiais radioativos. O local é administrado pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que afirma que não existe “risco iminente” à segurança da população e ao meio ambiente. 

Mesmo assim, as autoridades competentes, incluindo a Defesa Civil Estadual e Municipal, a Agência Nacional de Mineração e a Fundação Estadual do Meio Ambiente, foram acionadas. “A fim de apurar as causas da elevação do nível de emergência da barragem e adotar as medidas necessárias para controlar as anomalias e resgatar a segurança para a área”, explicou o MPMG.

Em nota publicada em seu site, a INB destacou que o enquadramento do Nível 1 de emergência aconteceu após a inclusão da estrutura de Caldas no Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração. Além disso, a empresa afirmou que a D4 foi construída como uma bacia de decantação, mas que, recentemente, foi reclassificada como uma barragem. 

“Os critérios para definição dos níveis de emergência são estabelecidos pela Resolução ANM  n° 95/2022. A aplicação desses critérios aos dados das duas barragens da INB em Caldas resultou no enquadramento no nível 1 de emergência. A INB reforça que não houve nenhuma ocorrência nessas barragens, apenas a mudança quanto ao órgão fiscalizador e as adequações a essas classificações e documentações”, informou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)