A mineradora Vale lançou nesta terça-feira (20/6) um edital abrindo as portas da Mina de Águas Claras (MAC), em Nova Lima, na Grande BH, para que produtores culturais e empresas dos setores de entretenimento, cultura, lazer, esporte e meio ambiente realizem projetos ou eventos na unidade.
O local fica na Serra do Curral, divisa com Belo Horizonte, e tem uma área de cerca de 30 mil metros quadrados a céu aberto, o equivalente a três campos de futebol, e capacidade para até 1 mil pessoas.
A Mina de Águas Claras produziu minério de ferro por 30 anos, entre 1972 e 2002. Das barragens inativas, somente uma é de rejeitos, sendo as demais de sedimentos. O local atualmente abriga escritórios administrativos da empresa e passa por obras de recuperação ambiental e fechamento de mina.
A empresa informa que as barragens têm inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos, e que avaliações apontam que não há necessidade de evacuação da população que está no curso da barragem.
De acordo com a Vale, em 2022 a unidade sediou eventos culturais, de lazer e esportivos, atraindo cerca de 700 pessoas.
Inscrição
No dia 5 de julho, haverá uma chamada virtual, em que serão repassados os detalhes e as informações gerais do edital. Posteriormente, será possível agendar visita técnica ao espaço para planejamento da atividade. As inscrições dos projetos podem ser feitas até o dia 16 de agosto pelo site.
A divulgação dos projetos selecionados acontece no dia 30 de agosto e os eventos poderão ser realizados a partir do primeiro semestre de 2024.
As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: usofuturo@vale.com.