Após mais de um ano e meio de interdição, o trecho do anel viário sul que cedeu em meio às chuvas de 2021 será liberado em Uberlândia. A informação é do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e, com isso, a via de ligação entre os setores central e sul da cidade e a rodovia BR-050 volta a funcionar normalmente.
Foram 542 dias de interdição na altura do KM 3 do anel viário. Anteriormente a previsão do DER-MG era de liberação ainda em maio deste ano, prazo que atrasou mais uma vez até agora, final de junho.
Antes disso, as obras de recomposição do trecho pararam e começaram diversas vezes. A previsão de gasto com execução é de R$ 6 milhões.
Em dezembro de 2021, após uma forte chuva, um trecho em que existia uma manilha para passagem de um curso d’água abaixo da pista não suportou o volume de precipitação e a pista foi arrastada pela força da água.
No momento em que o setor do anel viário cedeu, um veículo passava e quase foi levado. Mas ninguém se feriu gravemente.
Desde então, houve desvio do trânsito para o bairro São Jorge, o que tirava a finalidade do contorno, que agora volta a funcionar.