A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que as vacinas contra meningite e Covid-19 (bivalente) começaram a ser ofertadas nesta segunda-feira (26/6) em um ponto extra de vacinação na PUC Minas, no campus situado no Bairro Coração Eucarístico.
Leia Mais
Postos de BH abrem no sábado para vacinar contra covid, meningite e gripeMeningite C: população deve ir aos postos de BH para se vacinarBH fecha drive-thru de vacinação por queda na procuraCOVID-19: Alta de casos esbarra em baixa procura pela vacinaIdoso é preso por estuprar criança no interior de Minas Caso de escrivã de Carandaí será discutido em comissão na ALMGA instituição de ensino está situada na avenida Dom José Gaspar, 500, acesso 3, na sala 113, prédio 14. A estrutura funciona toda segunda e sexta-feira, das 14h às 18h, e de terça a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 18h.
Para se vacinar no posto extra é necessário apresentar documento de identificação com foto. Além disso, é recomendável levar o cartão de vacinação para que seja feita uma avaliação da situação vacinal, antes da aplicação das doses, orienta a PBH.
Meningite C
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), caracterizada por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. O sorogrupo mais frequente no país é o C, e, por isso, a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da Criança, pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Entre os sintomas da doença está, principalmente, a rigidez na nuca - quando a pessoa não consegue encostar o queixo no tórax, não por dor, mas por rigidez. Além disso, febre, dor de cabeça, mal-estar, náusea e vômitos, sensibilidade à luz, dores intensas ou dores nos músculos, articulações, peito ou barriga, manchas na pele, respiração rápida e calafrios são indícios de meningite.
Além da letalidade, as sequelas da doença também podem causar preocupações. Entre elas estão surdez, alterações neurológicas, amputação de membros e cicatrizes na pele.