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Estado de Minas MOBILIDADE URBANA

Ciclovias e faixas de ônibus avançam na Av. Augusto de Lima

Obras iniciadas em abril fazem parte do projeto da Prefeitura de BH para revitalização do centro da cidade, com prioridade para ciclistas e transporte coletivo


27/06/2023 12:36 - atualizado 27/06/2023 15:43
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Imagem das obras na Avenida Augusto de Lima
Trecho com intervenções de trabalhadores tem cerca de 2,5km e fica entre a Avenida do Contorno e Rua Rio Grande do Sul, em ambos os sentidos (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Iniciadas em abril, as obras para priorizar o transporte coletivo e ciclistas continuam na Avenida Augusto de Lima, no Centro de Belo Horizonte. Nesta terça-feira (27/6), operários da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) trabalhavam na implantação de uma ciclovia.

O trecho com intervenções de trabalhadores tem cerca de 2,5 km e fica entre a Avenida do Contorno e Rua Rio Grande do Sul, em ambos os sentidos. As alterações nessa região da cidade fazem parte do programa 'Centro de Todo Mundo', iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para revitalização do centro da capital mineira.

Segundo a PBH, a pista exclusiva para o tráfego de ciclista (ciclovia) terá 1,1km, entre a Praça Raul Soares e a rua Tenente Brito Melo e vai conectar com outras rotas cicloviárias já existentes na Avenida Olegário Maciel e a rota Leste/Oeste (Avenida do Contorno).

Além disso, a Avenida Augusto de Lima vai receber uma faixa exclusiva para ônibus, entre a Praça Raul Soares e a Avenida do Contorno, com o trecho de 1,2km. Confira na foto abaixo as mudanças que deverão ocorrer nessa região da cidade.

Mapa que indica as mudanças no centro de Belo Horizonte
Faixa exclusiva de ônibus e ciclovia serão implantadas (foto: Divulgação/PBH)
  

Ainda de acordo com a administração municipal, serão mais de 18km de rotas prioritárias para o transporte coletivo, com implantação de faixas exclusivas ou preferenciais. Até o momento, já foram completados dois trechos em avenidas da cidade.
A faixa exclusiva, em um trecho 2,6 km, na Avenida dos Andradas, entre o Viaduto da Floresta e a Alameda Ezequiel Dias, em ambos os sentidos, já foram implantadas. Também foram completadas as obras da faixa exclusiva na Avenida do Contorno, entre a Avenida Teresa Cristina e Viaduto da Floresta, no sentido Bairro/Centro, em um trecho de 2,7 km.

O projeto da PBH ainda prevê a implantação de faixas exclusivas em outros pontos da capital mineira. Esses trechos ainda estão em fase de projetos e até o momento, não há previsão de que essas obras se iniciem. Os trechos serão implementados são:
  • Faixa exclusiva na Avenida Afonso Pena, entre Praça da Rodoviária e Avenida Getúlio Vargas, no sentido Centro/Bairro - 2,4 km;
  • Faixa exclusiva na Avenida Afonso Pena, entre Avenida Bernardo Monteiro e Praça da Rodoviária, no sentido Bairro/Centro - 2,2 km;
  • Faixa exclusiva na Rua Curitiba, entre Rua dos Tupinambás e Avenida Álvares Cabral - 1,9 km;
  • Faixa exclusiva na Rua São Paulo, entre a Avenida Álvares Cabral e Avenida Afonso Pena - 1,2 km;
  • Faixa exclusiva na Avenida Álvares Cabral, entre a Avenida Olegário Maciel e Rua São Paulo no sentido Bairro/Centro - 550 metros;
  • Faixa exclusiva na Avenida João Pinheiro, entre Rua dos Guajajaras e Praça da Liberdade, em ambos os sentidos - 1,1 km;
  • Faixa Preferencial na Avenida Afonso Pena, entre Avenida Getúlio Vargas e Praça Milton Campos, no Sentido Centro/Bairro - 550 metros;
  • Faixa Preferencial na Avenida Afonso Pena, entre Praça Milton Campos e Avenida Bernardo Monteiro, no sentido Bairro/Centro – 750 metros;


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