Jornal Estado de Minas

UBERABA

Invasão de javaporcos impede tratamento e bairro fica sem água por 24h


 
 
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) divulgou que paralisou, desde a noite de quarta-feira (28), a operação das duas Estações de Tratamento de Água (ETA) localizadas no bairro rural de Ponte Alta, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.




 
O motivo, segundo a Codau, é a presença de javaporcos, animais silvestres que habitam as matas da região e estão causando danos às duas nascentes onde a água é captada pela companhia. 
 
Com os animais presentes, a água é captada nas minas apresentam alto índice de sujeira e lama, o que impede que o líquido seja tratado.

 
“Essa decisão foi tomada em razão da alta presença de sujidades na água captada nas minas, que constituem a principal fonte de abastecimento para o bairro rural”, informou, em nota, a companhia. 
 
A Assessoria de Meio Ambiente e técnicos da Codau já monitora a situação, com técnicos avaliando a qualidade da água, mas que ainda não atingiu a clarificação necessária. 
 
Para conter a situação, caminhões-pipa abastecem as duas escolas, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro.
 
Mas a Codau orienta que os moradores reduzam ao máximo o consumo de água e realizem apenas as tarefas essenciais até que a situação seja normalizada.