Jornal Estado de Minas

MAIS ACESSÍVEL

Governo de Minas lança iniciativa que facilita processo para visitar presos

Familiares de detentos em Minas Gerais já podem ter acesso em locais mais perto de casa ao credenciamento e à carteira de visitação necessários para entrar nas unidades prisionais. A novidade foi anunciada pelo Governo de Minas. 




 
Anteriormente, os parentes só conseguiam realizar o processo na cidade onde o familiar estivesse custodiado pelo Estado. Agora é possível fazer o cadastro no Núcleo de Assistência à Família (NAF) mais próximo da residência. 

 
Desta forma, para acessar o serviço, basta o interessado agendar por meio do site www.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG App, ir com a documentação necessária até uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), onde os núcleos atuam, e fazer a solicitação.  
 
“Com a medida, os familiares dos custodiados evitam gastos financeiros com transporte e alimentação decorrentes do deslocamento para outros municípios, além de ganharem maior comodidade”, argumentou o Governo, em comunicado. 

 
O ponto de partida para a medida no estado veio após um estudo apontar que 70% das famílias dos detentos residem em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 

Sobre o NAF

O NAF é a unidade responsável por atender os familiares de detentos em Minas Gerais. Atualmente são 26 núcleos distribuídos pelo estado que funcionam mediante cooperação entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).