Novas sirenes de emergência serão ativadas nas barragens do Complexo Vargem Grande nesta quarta-feira (5/7), às 10h. A mineradora Vale, em conjunto com a Defesa Civil de Nova Lima e de Itabirito, cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e Central de Minas Gerais, respectivamente.
Leia Mais
Mulher é estuprada em festa e foge ao agredir autores com uma tesouraHomem é morto ao reclamar de barulho em festa; irmão é baleadoMPMG processa Prefeitura de Araguari por perda de 26 mil doses de vacinaElevador despenca e deixa quatro feridos em Nova Lima, na Grande BH Trilhas tombadas em Macacos serão revitalizadas a partir de 2024Obras dos casarões de 1930 no Santo Agostinho serão entregues ainda em 2023Idoso presenteia gerente de banco com galinha por bom atendimento em MinasJustiça solta suspeita de ajudar namorado a matar a filha por causa de xixiAs sirenes poderão ser ouvidas nas áreas internas das barragens; nos condomínios Vale dos Pinhais e Estância Alpina; na Linha Verde, Vila A, Vila E; e em propriedades rurais localizadas na região. Não é necessária nenhuma ação da comunidade, que poderá manter sua rotina normalmente.
Essa ativação, ou comissionamento, é o primeiro acionamento de uma nova sirene. Será feito com o som real de emergência e tem duração estimada de 7 minutos, para testar o seu funcionamento e verificar o alcance do som. Antes do toque será emitida uma mensagem informando que se trata de um teste.
De acordo com a mineradora, as barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas neste site.