Antônio de Almeida Lustosa, conhecido como Dom Lustosa, pode ser beatificado após ser considerado venerável pelo Papa Francisco no último dia 22 de junho de 2023.
Leia Mais
Obras dos casarões de 1930 no Santo Agostinho serão entregues ainda em 2023BH aprova lei para proteção de idosos contra empréstimos abusivosIdoso presenteia gerente de banco com galinha por bom atendimento em MinasMorre Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de MarianaAos 92 anos, moradora de BH se diverte e até custeia a saúde fazendo terçosDengue em Minas: 17 mortes são confirmadas em duas semanasInscrições para mutirão de reconhecimento de paternidade são abertas em BHConforme informações da Arquidiocese de Belo Horizonte, o bispo nasceu em São João del-Rei, Minas Gerais.
Durante sua vida estudou em colégio católico, na linha dos salesianos, em Cachoeira do Campo, também no estado mineiro. Aos 26 anos, foi ordenado sacerdote e começou a vida como pároco.
“Em 1925 foi nomeado bispo de Uberaba, onde encontrou o seminário, praticamente vazio. Depois de um ano tinha no ginásio perto de 30 seminaristas”, explica.
Toda a sua vida foi dedicada a igreja, onde realizou trabalhos sociais e de evangelização. Para que ele se torne um beato, há um processo de avaliação histórica e investigação de casos que envolvam Lustosa em milagres.
Um dos principais motivos para o processo de beatificação do arcebispo foi uma declaração de João Paulo II, em 1989, que disse que ele seria “santo e sábio”.
Seus últimos anos de vida como arcebispo foi em Fortaleza, capital do Ceará.