A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (6/7), a Operação Gusa, cujo objetivo é combater a extração ilegal de minério na zona rural de Riacho dos Machados, no Norte de Minas Gerais.
Um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara Federal Cível e Criminal de Janaúba, também no Norte de Minas, foi cumprido na cidade de Marabá, no Pará. A investigação se iniciou a partir da fiscalização realizada por órgãos ambientais.
Leia Mais
Corpos achados por moradora em casa foram vítimas de assassinato e suicídioProfessora é detida ao tentar entrar com celulares em presídioAdolescente morre com golpe de barra de ferro em briga por camisa de R$ 15Presos irmãos suspeitos de matar homem a facadas durante brigaIdoso é detido com produtos furtados de três lojas em PatrocínioFicou constatado nas apurações feitas pela Polícia Federal que os envolvidos nos esquemas ilegais tinham à disposição uma complexa e robusta estrutura que incluía carretas, tratores e máquinas de grande porte.
Os suspeitos e as empresas envolvidas deverão responder pelos crimes de usurpação de bens da União e por furto qualificado, podendo, se condenados, cumprir até 13 anos de prisão. O nome da operação, “Gusa”, faz referência ao produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão e calcário num alto forno.