(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OPERAÇÃO GUSA

Polícia Federal faz operação de combate ao comércio ilegal de minério em MG

Investigação começou a partir da fiscalização realizada por órgãos ambientais e em outubro de 2022, grande quantidade de minério ilegal foi apreendida


06/07/2023 15:18 - atualizado 06/07/2023 16:14
432

Imagem de policiais e o veículo da PF na operação
Os envolvidos no esquema criminoso deverão responder pelos crimes de usurpação de bens da União e por furto qualificado, podendo ser condenados a cumprir até 13 anos de prisão (foto: Divulgação/Polícia Federal)


A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (6/7), a Operação Gusa, cujo objetivo é combater a extração ilegal de minério na zona rural de Riacho dos Machados, no Norte de Minas Gerais.

Um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara Federal Cível e Criminal de Janaúba, também no Norte de Minas, foi cumprido na cidade de Marabá, no Pará. A investigação se iniciou a partir da fiscalização realizada por órgãos ambientais. 

De acordo com a PF, em outubro de 2022, uma grande quantidade de minério extraído ilegalmente na região foi apreendido. Ainda segundo a corporação, a Região Norte do estado tem sido alvo de diversos grupos criminosos operando na extração, transporte e comércio ilegal de minério.
Ficou constatado nas apurações feitas pela Polícia Federal que os envolvidos nos esquemas ilegais tinham à disposição uma complexa e robusta estrutura que incluía carretas, tratores e máquinas de grande porte. 

Os suspeitos e  as empresas envolvidas deverão responder pelos crimes de usurpação de bens da União e por furto qualificado, podendo, se condenados, cumprir até 13 anos de prisão. O nome da operação, “Gusa”, faz referência ao produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão e calcário num alto forno.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)