O Procon de Belo Horizonte disponibilizou um guia com dicas de viagem para as férias de julho. De acordo com a instituição, o objetivo dessa iniciativa é auxiliar e orientar os consumidores no momento de planejar vários aspectos de viagem e minimizar surpresas desagradáveis.
Na visão da diretora do Procon-BH, Ana Paula Castro, a viagem começa muito antes de as pessoas deixarem suas casas, ou seja, o ideal é que o planejamento e a organização devam ser feitos com antecedência. Outra dica é pesquisar o destino que se quer conhecer e os estabelecimentos que serão contratados.
“As empresas de turismo, seja de hospedagem, passeios ou transporte devem estar regularizadas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. Antes de efetivar qualquer contratação, vale pesquisar o registro do fornecedor e seu histórico por meio do site cadastur.turismo.gov.br”, explicou.
A instituição também alerta para os casos em que as pessoas que fizeram uma reserva ou pagamento antecipado; se faz necessário verificar sempre os dados da empresa recebedora com as informações contratadas. Para as locações de veículos ou imóveis, a dica é vistoriar o bem contratado e, se possível, fazer fotos e vídeos no início do aluguel, comprovando o estado de conservação em que foi encontrado.
Deslocamento e bagagens
Quanto às questões de deslocamento, seja ela por meio de ônibus ou aviões, a dica do Procon é verificar os direitos específicos para cada caso de atraso, cancelamento ou interrupção de viagem, o que varia de acordo com a modalidade do transporte. As informações completas sobre direitos e deveres dos consumidores estão disponíveis nos sites da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Ter cuidado com as bagagens é outro tópico importante para os viajantes e que, com certa frequência, pode causar alguns transtornos. Para esses casos, o Procon orienta que se evite despachar objetos de valor, tais como joias, dinheiro e eletroeletrônicos. Tais itens devem ser transportados nas bagagens de mão.
As outras bolsas e malas, despachadas ou não, devem estar identificadas com nome, e-mail, endereço completo e telefone. Em caso de extravio ou algum defeito, a empresa transportadora deve ser acionada imediatamente, pois ela é responsável por todo o conteúdo despechado até o recebimento pelo passageiro.
O Procon-BH reforçou que para os casos em que as pessoas se sentirem prejudicadas em seus direitos de consumidor, é preciso que se procure, primeiramente, o canal de atendimento da empresa contratada. Se a demanda não for atendida pela empresa, o cidadão deve procurar os canais de atendimento da instituição. Para mais dicas e os canais de atendimento ao consumidor, clique aqui.
* Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata
* Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata