O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba, informou que já realizou 20 cirurgias que utilizam técnicas que mantém os pacientes acordados para a retirada de tumores cerebrais. Segundo informações do hospital, o objetivo é preservar a função da área do cérebro em que o tumor está localizado.
No HC-UFTM, a metodologia, chamada de Awake Surgery, é usada desde 2018 para a realização de cirurgias de tumores localizados nas áreas de compreensão e expressão da fala.
Leia Mais
Procon-BH lança guia com dicas de viagem para as férias de julhoPrados terá versão mineira da corrida do queijo em festival culturalMPMG ajuiza ação para início imediato de obras na Capela das MercêsUberaba: amigos dizem que homem sofreu parada cardíaca no chão de hospitalFrio volta e temperatura cai a 0°C em cidades de MinasResultado de audiência entre mineradoras em Londres só deve sair em 60 diasAinda conforme o médico, que supervisiona as neurocirurgias do HC-UFTM, o procedimento garante uma cirurgia mais segura. "E com a certeza de que não estamos retirando a área da fala do paciente Essa cirurgia é realizada em grandes centros e nós também somos referência em tumores cerebrais”., complementa.
Equipe
Além da equipe de um neurocirurgião, o procedimento exige a presença de um neurofisiologista, para monitorar as funções cerebrais, e de um neuropsicólogo, responsável por interagir com o paciente durante a operação.
“O anestesista também precisa ser muito bem treinado para acompanhar e fazer as intervenções necessárias nesse tipo de procedimento”, destacou Dezena.
Anestesia local
Como o cérebro é uma área do corpo que não provoca dor, o neurocirurgião conta que a cirurgia é realizada apenas com anestesia local na pele. “Antes do procedimento, é preciso que o paciente esteja ciente de tudo que vai acontecer para evitar que ele fique agitado e prejudique a cirurgia”, finalizou o neurocirurgião.