O Cortejo Junino, uma das mais antigas tradições da capital mineira, abriu oficialmente neste sábado (15/7) a 44ª edição do Arraial de Belo Horizonte, que conta com o tradicional Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas, cujas apresentações começam na próxima sexta-feira (21/7), na Praça da Estação, região central.
Realizado na capital mineira desde 1979, o cortejo concentrou no Parque Municipal, onde ficaram reunidas as carroças enfeitadas com flores e santos juninos e também os grupos de quadrilhas, antes de desfilar pela avenida Afonso Pena em direção à Praça Rui Barbosa.
Leia Mais
Evite 'quentão' no carro: Cuidados ao usar o Uber em festas juninasPor não ser correspondido, sargento do Exército mata colega em festa juninaO mês acabou, as festas juninas não; eventos continuam em julho em BHConfira as ruas e linhas de ônibus que serão afetadas no Arraial de BHHomem é assassinado com mais de 20 tiros no Bairro Nova Cintra, em BHMinas: frio continua neste domingo (16), mas perde espaço durante a semana
Além disso, a ação preserva e reafirma as raízes da cultura das festas juninas na capital, mantendo vivo o costume passado de geração a geração. Caso das dançarinas Victoria Rocha, 17, Maria Eduarda, 12, e Kathleen Yasmin, 13, da quadrilha Sangê de Minas, fundada em 2013 e que ano passado foi a terceira colocada no concurso promovido pela PBH, que participaram do cortejo.
LEIA: Frio volta, e temperatura cai a 0°C em cidades de Minas
Tradição muito forte no nordeste, as quadrilhas também têm presença marcante na capital mineira, responsável por um dos festejos juninos mais representativos das regiões Sul e Sudeste.
Serão três finais de semana seguidos de atrações - 21, 22 e 23 de julho; 29 e 30 de julho e 5 e 6 de agosto - na Praça da Estação, com entrada gratuita.
Para acompanhar a programação completa da apresentação das quadrilhas e dos shows musicais, acesse o Portal Belo Horizonte aqui .