Proposta de uso do aeroporto levou em conta série de critérios
Impactos da construção
As mudanças vão causar impactos na região, como novos corredores de acessos de trânsito, implantação de estações de ônibus e adequação do transporte coletivo. Uma preocupação da comunidade local é quanto a impermeabilização do solo para construções, há um temor dos moradores com a possibilidade de enchentes.
“O terreno fica no topo de um morro e absorve muito a água das chuvas, caso a absolvição seja pouca, podem ter problemas em regiões que estão mais baixas. A impermeabilização do solo, pode gerar enchentes em outros locais, por exemplo”, diz Luzia Barcelos, do coletivo Atingidos pelo Prates.
O coordenador do Coletivo Cultural Noroeste, Munish Pren, também destaca essa preocupação, mas em relação à captação de água para o lençol freático da cidade. “Esperamos que seja uma área não muito grande de construção, pois aquela área é um grande captador de água para os lençóis freáticos da capital e não pode ser toda impermeabilizada”, explica.
A proposta apresentada pela PBH, segundo o subsecretário de planejamento urbano, diminuirá os impactos causados pelas construções, mas ainda será necessária uma análise ambiental. “É uma proposta inicial, então ainda não temos os estudos ambientais feitos para dizer como será resolvido. Mas o projeto vem no sentido de melhorar a permeabilidade consideravelmente. Os impactos serão completamente mitigados”, explica Pedro Maciel.