Jornal Estado de Minas

CIDADANIA ITALIANA

Consulado italiano em BH se defende sobre demora na emissão de passaportes

O Consulado da Itália em Belo Horizonte, diante da insatisfação daqueles que buscam a cidadania italiana, defendeu-se por meio de uma nota, esclarecendo a situação. A entidade afirma que o problema, gerado pela grande demanda, estende-se a todo o Brasil e na América do Sul, de maneira geral, “aumentando nos últimos anos de maneira exponencial”, diz o órgão. 




O número de pessoas que poderiam requerer a cidadania italiana é caracterizado pelo Consulado como “altíssimo”. Em Minas Gerais, são mais de 2 milhões de pessoas. Em contrapartida, a entidade diz que vem sofrendo uma queda no número de funcionários em serviço. 

“Apesar disso, os funcionários que trabalham no Setor de Cidadania estão trabalhando continuamente, com grande eficiência e no máximo das próprias possibilidades para continuar a oferecer o melhor serviço possível, compativelmente com os recursos à disposição”, diz a nota.
Quanto à demora para obter a cidadania e o passaporte, a nota diz que “os processos em andamento não estão tendo atrasos e estão sendo concluídos nos prazos previstos”. Consta também que “em relação a todos os outros serviços consulares fornecidos, não há atrasos e os pedidos são processados dentro de prazos razoáveis, levando sempre em consideração eventuais necessidades de assistência ou casos de urgência”.

O Consulado reforça, ainda, que os agendamentos devem ser feitos por meio da plataforma a Prenot@mi, em que os horários para a apresentação de novos pedidos são atualizados semanalmente.