Um paciente em tratamento de câncer e sua noiva ganharam uma festa de casamento do Hospital Santa Casa BH, na Região Centro-Sul da capital mineira. A solenidade aconteceu nessa quinta-feira (27/7) e contou com a presença de familiares, médicos e outros profissionais que organizaram a cerimônia.
Leia Mais
Casamento coletivo oficializa a união de 113 casais em BHVídeo: noiva visita madrinha que deu à luz na madrugada do casamentoNoivos atravessam a Afonso Pena, no centro de BH, sob chuva de arrozCrianças em tratamento contra câncer têm pinturas expostas na Santa Casa BHMineiro pede namorada em casamento com versão de 'Todo mundo odeia o Chris'Preso por estupro, Gabriel Monteiro se casa em presídio no Rio de JaneiroPBH anuncia revitalização na Avenida Bernardo Monteiro Férias em BH: confira atividades para criançada neste fim de semanaAdolescente de 14 anos desaparecido há 7 dias é achado morto em rioEntretanto, além de esperar o divórcio de Rute sair, o casal teve que adiar a festa para o agora seu esposo tratar da doença. Só que Rogério não podia mais adiar o sonho, já que esperava por isso há 15 anos. Então ele pediu ao hospital para se casar.
“O Rogério queria se casar de qualquer jeito, ali no quarto mesmo”, conta Rute rindo e completando que apoiava a ideia do esposo. Mas a Santa Casa BH disse ao casal que não podia realizar o casamento no quarto, por causa dos pacientes.
Assim, o casamento foi feito ao ar livre, celebrado pelo pastor e amigo dos noivos e teve direito a decoração e buffet completo, com salgadinhos, docinhos, bolo, arco de flores, buquê de rosas, violinista, DJ, lembrancinhas e o tradicional bem-casado.
Celebrada ao pôr do sol, a tão sonhada festa foi realizada no terraço do Hospital São Lucas, unidade ligada à Santa Casa BH. Rute disse que nenhum dos dois sabia da dimensão da cerimônia.
“O hospital abraçou a gente de um jeito maravilhoso. Foi muito bom mesmo: o pôr do sol, refrigerante, salgadinho, docinho, estava tudo maravilhoso, tive um dia de princesa”, conta.
Consequências positivas
A Santa Casa BH disse que a cerimônia foi preparada em menos de uma semana por diversas equipes do hospital. No entanto, não foi "apenas uma festa". A psicóloga do Instituto de Oncologia, Juliana Amorim explica os efeitos positivos geradas no paciente. "Experiências felizes, como a realização do sonho de se casar, são essenciais para a qualidade de vida de quem luta contra o câncer”, diz.
Uma das médicas que acompanha o caso do Rogério, a oncologista Carolina Jacobina relata que o atendimento da equipe vai além de tratar somente a doença. “Oferecer saúde de ponta não se resume aos cuidados clínicos. É preciso tratar o paciente em todos os seus aspectos: físico, mental, emocional e espiritual”, conta.
* Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata
* Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata