Uma criança do sexo feminino, com idade entre 5 a 9 anos, morreu em decorrência de meningite meningocócica, em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
A informação é da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que confirmou o óbito da menina na sexta-feira (28/7).
Já é o segundo caso registrado em pouco mais de um mês na região da Zona da Mata. No dia 4 de junho, uma jovem de 16 anos morreu em decorrência de uma meningite em Manhuaçu.
A SES-MG informou ainda que continua acompanhando sistematicamente os casos junto aos municípios e que todas as recomendações e medidas de controle preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde permanecem sendo adotadas.
Sobre a doença
A SES-MG explica que a meningococcemia é uma forma da doença meningocócica (DM) causada pela bactéria Neisseria Meningitides, que também causa a meningite meningocócica. Casos associados a esta forma da DM têm alta mortalidade se comparados a outras etiologias que causam a meningite.
Segundo os dados da SES-MG, em 2022, foram confirmados 60 casos de doença meningocócia em Minas Gerais, com 22 óbitos. Em 2023, foram confirmados 16 casos, com cinco óbitos.
A doença pode ser causada por vários agentes tais como vírus, bactérias e fungos. Os sintomas no adulto são febre, cefaleia, vómitos, prostração, e sinais de irritação meníngea como rigidez de nuca, convulsão e outros. Em lactentes os sinais são menos específicos, com prostração, inapetência (falta de apetite), às vezes irritabilidade e crise convulsiva.