Jornal Estado de Minas

VALOR HISTÓRICO

Sino com brasão imperial é furtado em igreja do Sul de Minas


Um sino de grande valor histórico foi furtado da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na zona rural de Itamonte, no Sul de Minas, na madrugada de sexta-feira (28/7). 

De acordo com a prefeitura da cidade, o objeto tem gravado, em alto relevo, o brasão do Brasil Império e foi doado pela Corte Imperial quando a princesa Isabel e sua comitiva visitavam a região por volta de 1868. 





O procurador júridico de Itamonte, Vinícius Romanelli, deu detalhes da ação dos criminosos. Segundo ele, os bandidos arrombaram uma porta lateral da igreja e subiram a escada até chegar onde o sino estava.
"O sino é muito pesado, eles não conseguiriam tirar esse sino por dentro da igreja. Então, jogaram o sino pelo lado de fora. O sino quebrou. Algumas partes ficaram  no chão.  Mas a maior parte do sino eles levaram", disse.

Igreja de onde o sino foi furtado, em Itamonte (foto: Divulgação/Prefeitura de Itamonte)


O sino feito de bronze tem 60 centímetros de altura e pesa mais de 100kg. A Prefeitura de Itamonte pede que qualquer informação sobre a localização seja denunciada ao 190 da Polícia Militar ou pelo telefone (35) 3363-2620. Ainda segundo a prefeitura, os suspeitos ainda não foram identificados.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) também destaca a importância histórica do sino e disponibiliza, por meio do Sistema de Objetos Mineiros Desaparecidos, Recuperados e Restituídos (Somdar), um canal para denúncias sobre o paradeiro de objetos históricos desaparecidos. A denúncia pode ser feita neste site.