Uma mulher, de 51 anos, foi esfaqueada durante assalto quando entrava na Estação Pampulha do Move, no Bairro Jardim Atlântico, em Belo Horizonte, na manhã de ontem. Segundo a Polícia Militar, a vítima seguia para o trabalho quando foi surpreendida pelo criminoso, que aparentava ser um morador em situação de rua. A reportagem do Estado de Minas esteve no terminal e encontrou usuários do transporte coletivo inseguros e que reclamam de falta de policiamento na região.
A insegurança é tema recorrente para quem utiliza o transporte coletivo em Belo Horizonte, aponta o presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo da Grande BH (AUTC), Francisco Maciel, para quem o quadro nas estações é insalubre e inseguro. “As pessoas estão sujeitas não só à violência, como a vítima de hoje, mas também a acidentes”, afirma Maciel, que considera que os itens são “negligenciados” pela gestão municipal. Na visão dele, os usuários dos coletivos só recorrem a esse meio de transporte porque não têm alternativa.
O casal Maria de Fátima, de 55 anos, e Maurício Eustáquio, de 76, que estava na Estação Pampulha na tarde de ontem, concorda. Os dois contaram que estavam pegando ônibus pela primeira vez naquele ponto e que perceberam que o local “não tem segurança”. “Só voltaríamos se fosse preciso, como agora. Se tiver condições de pegar um táxi, escolhemos ele”, afirmou a mulher.
Segundo a cozinheira Adriana Leite, de 46, dentro da estação há guardas municipais, mas os acessos não são policiados. Ela relembra que utiliza o terminal há anos e não passou por problemas, mas diz que uma amiga teve o celular roubado há pouco tempo, “em plena luz do dia”.
Quem já testemunhou situações de perigo confirma o risco de andar pelas escadas e avenidas próximas, como a doméstica Poliana Glaucia, de 37. Impressionada com o crime de ontem, ela relata o medo de andar no local. “Tem muita gente usando drogas de todo tipo perto das escadas; é muito perigoso. E, como não tem movimento ou policiamento, é fácil eles esconderem e pularem em alguém que esteja indo pegar ônibus”, avalia.
Segundo a cozinheira Adriana Leite, de 46, dentro da estação há guardas municipais, mas os acessos não são policiados. Ela relembra que utiliza o terminal há anos e não passou por problemas, mas diz que uma amiga teve o celular roubado há pouco tempo, “em plena luz do dia”.
Quem já testemunhou situações de perigo confirma o risco de andar pelas escadas e avenidas próximas, como a doméstica Poliana Glaucia, de 37. Impressionada com o crime de ontem, ela relata o medo de andar no local. “Tem muita gente usando drogas de todo tipo perto das escadas; é muito perigoso. E, como não tem movimento ou policiamento, é fácil eles esconderem e pularem em alguém que esteja indo pegar ônibus”, avalia.
Diante de tantas reclamações diárias, o presidente da AUTC lamenta que “os únicos não-beneficiados pelo transporte coletivo sejam os próprios usuários”. Entre os problemas enfrentados, não estão só as questões de segurança, e ele lista as principais demandas. “Não há benefício nenhum, os usuários só estão ali por obrigação e, como se não bastasse, todas as questões de preço das passagens, insalubridade e transportes precários, ainda são vítimas de violência”, enumera.
Teia de problemas
O advogado criminalista e pesquisador em segurança pública Jorge Tassi considera que o assalto expõe um problema que é muito maior. “O que vimos é a ponta de um iceberg”, diz. “A segurança das estações é de responsabilidade das polícias, porém, elas devem ser compreendidas pelo Estado como um ‘espaço de controle’, ou seja, o acesso precisa ser controlado de alguma forma.”
Para entrar nas estações de ônibus de forma legal, o usuário precisa de um bilhete comprado na hora ou cartão de passagem. Apesar disso, quem frequenta o ambiente diariamente constata outra a realidade, como afirmam os cozinheiros Pabline de Lima e Delmo Inácio. “Pegamos ônibus na Pampulha todos os dias e aqui é muito isolado, precisa de mais vigias”, diz Pabline. “Há muitos usuários de drogas próximo às escadas e já vimos, várias vezes, essas pessoas pulando a roleta. Mas nunca sendo retiradas da estação”, completa Delmo.
O pesquisador Jorge Tassi diz que esse espaço deve manter apenas quem tem real interesse em utilizar o serviço e, provavelmente, a pessoa que pratica o crime de roubo não tinha essa intenção. Apesar da necessidade de policiamento, a culpa deve ser dividida com o Estado, para preencher as brechas que se formam sem o controle de acesso.
“Quando há um roubo de celular como esse, é miserável (de baixíssimo valor). A pessoa pega um aparelho de R$ 1 mil ou R$ 2 mil no mercado, mas recebe apenas cerca de R$ 50. O problema está, justamente, na superestrutura que absorve as demandas de crime organizado, que tem possibilidade de receber o aparelho. Ele encontra o celular barato e coloca no mercado como se fosse um produto seminovo ou desmonta para vender as peças”, explica.
Tassi reforça que, se o assaltante não tivesse quem comprasse o celular, não teria cometido o delito. Outro fator de destaque dentro de crimes do tipo, é que, para se submeter a uma ação arriscada, há grande chance de o criminoso ser um dependente químico. “A pessoa não está querendo um celular, ela quer o proveito do aparelho, que vai render pouco dinheiro. Se para ter um celular de R$ 50 está disposta a matar, é insanidade. É um risco muito grande para um proveito muito baixo.”
monitoramento A Prefeitura de Belo Horizonte informou que a Guarda Civil Municipal mantém, todos os dias da semana, uma equipe de quatro agentes na Estação Pampulha, das 6h às 18h. Após esse horário, a atuação da Guarda Municipal é feita com rondas periódicas, em viaturas, nas estações.
A BHTrans afirma que as estações de integração do Move contam com vigilantes, que se revezam em turnos durante 24 horas, e com a Guarda Municipal que realiza rondas diárias em todas as estações. “Nas estações do Move, em caso de ocorrência, os passageiros podem procurar os vigilantes, os agentes da BHTrans e da Sumob e a Guarda Municipal”, afirma, em nota.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar para verificar qual é o esquema de policiamento no entorno de estações de transporte coletivo, mas não obteve retorno.