O 15 de agosto é feriado municipal em Belo Horizonte, quando é celebrado o dia de Nossa Senhora da Boa Viagem. Para entender o motivo do feriado, é preciso voltar no tempo.
Leia Mais
Quase 90 bairros da Grande BH ficarão sem água neste domingo (6/8)Vândalo espalha fezes em brinquedos de parques em cidade de MinasLixo irregular gera 150 vazamentos de esgoto por dia na Grande BHComércio de BH e região poderá funcionar no feriado do dia 15 de agostoAeroporto de Confins instala trava antifurto em Hilux sem informar donos MG anuncia 'vacimóvel' e bônus de R$ 160 mi para cidades que cumprirem metaIsso, porém, não explica o motivo de Nossa Senhora da Boa Viagem ser importante para BH ao ponto de se tornar feriado municipal.
A resposta dessa história começa há mais de 300 anos, quando um português que se estabeleceu na região, onde hoje se encontra Belo Horizonte, trouxe uma pequena imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, que o acompanhou na travessia do Oceano Atlântico.
A resposta dessa história começa há mais de 300 anos, quando um português que se estabeleceu na região, onde hoje se encontra Belo Horizonte, trouxe uma pequena imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, que o acompanhou na travessia do Oceano Atlântico.
Para homenageá-la e proteger a imagem, esse homem construiu uma capela para abrigá-la. Como estava na rota dos tropeiros que passavam pela região transportando riquezas do interior do país, a igrejinha recebeu o nome de Nossa Senhora da Boa Viagem e passou a ser conhecida também como a padroeira dos viajantes.
A capela deu origem ao povoado Arraial Curral Del Rey, que precedeu a construção de Belo Horizonte. Devido ao grande número de pessoas que frequentava o lugar, foi necessário a construção de um novo templo no lugar da capela, onde se encontra hoje a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, a primeira catedral da arquidiocese de BH.
Assim, como homenagem por ser importante para a origem e história de Beagá, a celebração da Assunção de Nossa Senhora se tornou, desde 1967, feriado na cidade.
Outas cidades, como Ipatinga, Ouro Preto, Patos de Minas e centenas de outros municípios em Minas Gerais também comemoram o Dia da Assunção de Maria (não representando necessariamente a padroeira nesses casos).
Fortaleza, Jundiaí (SP), Maringá (PR), Vitória da Conquista (BA), assim como Belo Horizonte e centenas de outros municípios pelo Brasil , o 15 de agosto é feriado, por ser o dia do santo (a) padroeiro (a).
Celebrações deste ano
A Arqudiocese de Belo Horizonte informa que a programação, a partir deste domingo (6/8), terá missas ao longo do dia, momentos de espiritualidade, apresentações culturais, Catequese Mariana e a tradicional Procissão Luminosa que começará na Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária) e seguirá ao longo da avenida Afonso Pena em direção ao Santuário Arquidiocesano.
Com o tema, “Maria, exemplo de Sinodalidade”, a festa, segundo a arquidiocese, faz um especial convite aos fiéis: "vivenciarem a cultura do encontro, o diálogo, a escuta e a caminharem juntos, inspirados em Maria, primeira discípula de Cristo".
Na terça-feira, 15 de agosto, dia da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo preside Santa Missa, às 18h.