O furto de cabos caiu 78,3% nos últimos cinco meses em Belo Horizonte. A informação é da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que levantou todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil Municipal.
Leia Mais
Homem é preso furtando fios dentro da sede da CemigTrio é preso com tonelada de fios de cobre em Ribeirão das NevesHomem tenta furtar fios de cobre e morre eletrocutado em BHPM e CDL fazem ação para reforçar campanha antifurto na SavassiBairros de BH ficam sem fornecimento de água no domingo (20)Multa e pena
Os responsáveis pelo comércio irregular estão sujeitos a multa de R$ 1.014,69. O valor dobra a partir da reincidência. Além disso, poderá haver cassação imediata do alvará de localização e funcionamento. E na segunda reincidência, a interdição do estabelecimento.
Números
De março a julho de 2022 foram registradas 97 ocorrências de furtos de cabos em Belo Horizonte. No mesmo período deste ano o número caiu para 21 casos. O balanço não inclui os casos atendidos pela Polícia Militar, que também é acionada para registro desse tipo de ocorrência.
Decreto
O decreto 18.265/23, que regulamenta a Lei 10.365/11, obriga as empresas a registrarem a origem dos produtos, os dados dos fornecedores, como carteira identidade e endereço, além de fazer a descrição das características e fotografar os objetos. A intenção é coibir o furto de cabos e materiais metálicos na cidade.
Fiscalização
A Prefeitura afirma que as operações de fiscalização foram realizadas, na maioria das vezes, em ferros-velhos, e alcançaram 164 vistorias que resultaram na interdição de quatro estabelecimentos, emissão de 27 multas e 168 notificações. Elas ocorrem de forma rotineira na cidade pelas equipes de fiscalização de controle urbanístico e ambiental e da Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar.