O fogo que tomou conta de uma área de pastos, mata e bambuzais em Itapecerica, no Centro-Oeste mineiro, mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que recorreu até ao auxílio de um trator para conter as chamas, na tarde de sexta-feira (18).
Leia Mais
Incêndios causam transtorno em BH e região na manhã desta quinta (17/8)Vandalismo e 'rolezinhos' acendem alerta no Parque da Serra do CurralCamila Loures lança linha de maquiagem em Belo HorizonteBriga por ciúmes de mulher pode ter motivado homicídio em BetimUm caminhão-pipa e um trator reforçaram a luta contra o fogo, tendo sido necessário abrir caminho derrubando parte dos bambus.
Praticamente toda a água do tanque do caminhão foi utilizada para extinguir as chamas, totalizando 15 millitros de água. Com o trator conectado a um arado, foi aberto no pasto revolvendo o solo um aceiro de emergência para conter as chamas e impedir reignições.
Os aceiros por definição do Instituto Estadual de Florestas (IEF) é uma "faixa onde a continuidade da vegetação é interrompida ou modificada com a finalidade de dificultar a propagação do fogo e facilitar o seu combate, com largura variada".
Ao todo, 7 mil metros quadrados foram incendiados, o que equivale a pouco mais do que a área do estacionamento do Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip) de Belo Horizonte, que tem 5.500 metros quadrados.