Jornal Estado de Minas

CAOS

Obras em BH complicam trânsito e a vida de trabalhadores

A interdição de um trecho da Avenida Portugal, na Região da Pampulha, para obras de manutenção e também a segunda fase de obras da Praça das Águas, na Avenida Cristiano Machado, Região Norte de BH, têm provocado um "nó" no trânsito e muitos problemas para quem precisa passar pelos dois trechos.





A reportagem do Estado de Minas esteve no local das obras na Avenida Cristiano Machado e encontrou o trânsito bastante carregado e confuso. 

Para Vander José da Silva, de 52 anos, que tem um bar bem próximo do local onde está a obra, o trabalho tem causado bastante impacto na região.

"Impacto no comércio, da sujeira de trânsito, muita poeira. Eles não varrem. Jogam água na hora que eles querem. Então, é bastante transtorno", afirmou.

Vander José da Silva contou que os desvios não estão muito bem sinalizados, causando confusão nos motoristas que passam pelo local (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)


O comerciante também contou que o acesso e o trânsito no local tem ficado bastante prejudicado e causado confusão nos motoristas que passam na região por conta dos desvios não serem bem sinalizados.

Já Veridiane Marcondes, que é jornalista e mora na Região Nordeste, relatou que tem tido bastante dificuldade para se deslocar em meio aos trabalhos realizados na Cristiano Machado.
 
Leia: Viaduto na Avenida Portugal é interditado para obras nesta segunda (21/8)

"Geralmente, saio de casa às 6h30 para levar minha filha na escola e depois vou para o trabalho. Saí este horário hoje e não foi possível leva-la para a escola porque até 7h30 eu ainda estava parada na Via 240", disse.





Veridiane ainda contou que pretende começar a sair às 6h para conseguir deixar a filha na escola e não se atrasar para chegar ao trabalho, no Bairro Floresta. 
 
Leia: PBH anuncia oito obras e mais uma área de escape no Anel 

Diante desses transtornos, uma pergunta que deve ser feita é: como escapar desses impactos no trânsito vindo das Regiões Norte, Pampulha e Nordeste em direção ao Centro e vice-versa?

Em contato com a BHTrans, a reportagem apurou que, de certo modo, são esperados esses transtornos em vias de grande fluxo e que conectam grandes regiões da cidade. Uma alternativa é utilizar aplicativos de navegação por GPS (como Waze ou Google Maps) para buscar desvios dos canteiros de obra.

No entanto, a administradora do trânsito na capital ressalta que essas rotas alternativas podem causar um aumento no fluxo das ruas dentro dos bairros ao redor das obras, o que também será um teste de paciência para as pessoas que trafegam naquela região.

Obras e mais obras

Além dessas obras já citadas, vale lembrar que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) interditou um trecho na Avenida Otacílio Negrão de Lima, entre a Avenida Dom Pedro I e a Alameda das Latânias, próximo da interdição da Avenida Portugal, feita pela BHTrans.

A obra da Copasa estava prevista para terminar no fim de junho, mas foi finalizada apenas um mês depois. A empresa fez uma obra de manutenção de interceptor de esgoto na avenida e, devido à "complexidade do serviço", o prazo da obra precisou ser estendido.