Jornal Estado de Minas

ASSEMBLEIA-GERAL

Professores da rede municipal de BH fazem paralisação nesta terça (22/8)

Professores da rede municipal de Belo Horizonte vão paralisar as atividades nesta terça-feira (22/8). Uma assembleia-geral contra a admissão de profissionais temporários é o motivo da suspensão das aulas. 





Segundo Pedro Valadares, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH), a Prefeitura de BH planeja instituir professores temporários e toda a categoria é contra. 

"É a terceira vez que vamos mobilizar contra essa proposta. Os temporários têm processo simplificado, precarizado, não é o mesmo da carreira da educação, com concursos públicos. Além disso, os profissionais não terão vínculo com a escola e comunidade escolar, já que podem passar poucos dias ou meses na instituição. Não há a mesma relação conforme acontece com um professor concursado", explica. 

Além dessa proposta, os professores vão debater outras questões da categoria, como proposta salarial de 2024, descongelamento de direitos e tempo extra de trabalho fora das salas de aula. 
Após a reunião, o sindicato planeja enviar um documento para a Prefeitura de BH (foto: Reprodução )
A assembleia acontecerá amanhã (22), às 14h, na Praça da Estação. Após a reunião, o sindicato planeja enviar um documento para a Prefeitura de BH e, caso não sejam atendidos, há possibilidade de entrarem em greve. 

O Estado de Minas procurou a PBH e aguarda retorno.