O cadastramento escolar deste ano na rede municipal de ensino em Belo Horizonte terá início nesta terça-feira (22/8). O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Educação, Charles Diniz, em coletiva à imprensa na tarde desta segunda-feira (21/8).
cadastramento online pelo site da PBH ou ligando para o telefone 3277-8876 e, com isso, assegurar uma vaga para o filho em uma escola municipal ou creche parceira para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2024.
Os pais ou responsáveis legais têm até 15 de setembro para realizar o A prefeitura também vai disponibilizar para o cadastramento uma carreta no Parque Municipal Américo René Giannetti, na Avenida Afonso Pena, 1.377, de 30 de agosto a 1º de setembro, das 8h às 16h, e no dia 2 de setembro, das 8h às 11h.
Outra possibilidade é ir até uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI). Veja os endereços:
- UAI Barreiro | Via Shopping Barreiro | Avenida Afonso Vaz de Melo, 640, piso 4, das 8h às 17h.
- UAI Centro Sul | Praça Sete | Avenida Amazonas, 47, das 8h às 17h.
- UAI Venda Nova | Shopping Estação | Avenida Cristiano Machado, 11.833, das 8h às 17h.
Pode ser utilizado no cadastro escolar o endereço residencial ou comercial. Em ambos os casos, o estudante deve morar na capital. Conforme o Executivo municipal, o aluno será direcionado para uma escola levando em conta a proximidade do endereço fornecido no ato da inscrição.
No entanto, para os estudantes que vão permanecer na mesma escola no próximo ano, não será necessária a realização do cadastro escolar, mas somente a renovação de matrícula na secretaria da própria escola. Para esses casos, o prazo ainda será definido.
Para os estudantes entre 3 e 5 anos, o resultado do cadastramento sairá em 31 de outubro. Aqueles que têm entre 0 e 2 anos, a divulgação acontece em 28 de novembro.
Anúncio de cadastramento acontece às vésperas de paralisação dos professores
O anúncio do cadastramento 2024 acontece às vésperas da paralisação dos professores, anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH).
Segundo Pedro Valadares, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH), a Prefeitura de BH planeja instituir professores temporários e toda a categoria é contra.
“É a terceira vez que vamos mobilizar contra essa proposta. Os temporários têm processo simplificado e precarizado. Não é o mesmo da carreira da educação, com concursos públicos. Além disso, os profissionais não terão vínculo com a escola e comunidade escolar, já que podem passar poucos dias ou meses na instituição. Não há a mesma relação conforme acontece com um professor concursado”, explica.
O Estado de Minas procurou a PBH, mas até o fechamento desta publicação o Executivo não havia se manifestado.