Depois de Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri, registrar fortes chuvas com granizo e ventos fortes, na noite dessa segunda-feira (21/8), o Governo de Minas Gerais instaurou um comitê de crise na sede da Defesa Civil da cidade.
Leia Mais
Cidade de Minas registra maior volume de chuvas do Brasil nas últimas 24hGranizo, 40°C, chuva e baixa umidade: entenda o clima em Minas Gerais197 cidades de Minas estão sob alerta de chuva forte com granizoMinas tem 43 cidades com riscos de vendavais; saiba quaisClima instável em Minas: veja a previsão para os próximos diasMinas registra os 5 menores índices de umidade do ar no BrasilSuspeita de trote de 'grávida suicida' que deslocou helicóptero é indiciadaA prefeitura de Teófilo Otoni decretou Situação de Emergência. Até o momento, contabiliza-se que aproximadamente 500 pessoas foram afetadas pela situação. Dentre elas, 16 estão desabrigadas e 20 estão desalojadas.
Além disso, até agora duas pessoas com ferimentos leves foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e a Defesa Civil recebeu 41 chamados, sendo 21 por destelhamento de residência. A assistente social do município foi a campo para apurar se existem mais pessoas afetadas.
Estragos gerados pelo temporal
Por causa da chuva intensa, a cidade apresentou pontos de alagamentos, quedas de árvores, destelhamento em casas e edificações públicas. A energia elétrica foi parcialmente afetada e o Distrito de Topázio precisou ser abastecido com água de caminhões pipa, porque, sem energia elétrica, não é possível que as bombas de água sejam acionadas.
De acordo com o Governo de Minas, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já está trabalhando para normalizar a situação.
O Hospital Bom Samaritano e o Hospital Municipal Doutor Raimundo Gobira estão atendendo apenas casos de urgência e emergência, e as cirurgias eletivas foram suspensas. O teto do primeiro desabou parcialmente, e nos dois houve perda de medicamentos e aparelhos.
Escolas do município também sofreram com os efeitos da chuva. O telhado e uma das paredes do Colégio Tiradentes desabaram, ocasionando a interdição de cinco salas de aula e do ginásio da escola. O muro da Escola Estadual Altino Barbosa foi atingido por uma árvore, comprometendo a rede elétrica do local. As aulas nas duas escolas estão suspensas.