A concessionária Arteris, responsável pelo trecho da BR-381, em Minas, onde ocorreu o acidente de ônibus envolvendo torcedores do Corinthians no último domingo (20/8), estuda fazer uma área de escape no local. O veículo tombou na altura do KM 526, entre Igarapé e Brumadinho, na Grande BH. Sete pessoas morreram e 36 ficaram feridas.
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As áreas de escape aplicadas nas rodovias brasileiras têm como principal objetivo desacelerar os caminhões durante a viagem, caso ocorra alguma falha. “Na caixa de contenção, são utilizados materiais como areia, brita ou argila expandida, que ‘afundam’ quando veículos de grande porte passam por eles. Com isso o veículo acaba perdendo a velocidade e acidentes podem ser evitados”, detalha o engenheiro civil.
Após o acidente neste fim de semana, a concessionária responsável pelo trecho do acidente, afirmou que “conduz diversos estudos alinhados com a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) para soluções que aumentem a segurança viária das rodovias brasileiras”. Segundo a empresa, uma dessas soluções seria a implantação de áreas de escape para o complemento de segurança em trechos de serra, como é o caso da BR-381.
Para Frederico Augusto, se os estudos forem conduzidos da maneira correta, é viável a instalação de uma área de escape no local onde ocorreu o acidente. “O desafio da engenharia é ver onde é o melhor local para colocar essa área para garantir que os veículos cheguem até ela em caso de falha ou necessidade. Mas se estudar direitinho é possível”, complementa.
Área de escape em BH
De acordo com o engenheiro civil, a importância da área de escape é diminuir o número de acidentes em regiões que apresentam um alto número de ocorrências graves. Como exemplo de sucesso, Augusto menciona a área de escape presente no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, localizada na altura do Km 541 da BR-040, próximo ao Bairro Betânia, na Região Oeste da capital.
No aniversário de um ano, em julho deste ano, a estrutura acumulou 22 acidentes evitados, sendo nove envolvendo caminhões e ônibus e 13 com veículos de passeio. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), não houve feridos em nenhum dos casos de acionamento da área.
Além disso, segundo dados da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o número de acidentes registrados entre agosto de 2022 e 25 de julho deste ano diminuiu em 38,31% se comparado com o registrado na mesma época, um ano antes.
“A importância da área de escape é servir como mais um mecanismo para garantir a segurança em áreas de risco. A área de escape no Anel Rodoviário é um exemplo que vem evitando acidentes mais graves”, finaliza o engenheiro.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Fábio Corrêa / com informações de Pedro Faria