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Estado de Minas DEFESA DO CONSUMIDOR

Copasa recebe multa milionária por cobrança irregular de tarifa de esgoto

Recentemente, em 7 de julho, o Ministério Público também informou que a companhia foi multada em R$ 10,8 mi. Nova medida do Procon ainda cabe recurso; entenda


22/08/2023 18:42 - atualizado 23/08/2023 14:44
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Barragem submersa da Copasa no Rio das Velhas, em Nova Lima
Barragem submersa da Copasa no Rio das Velhas, em Nova Lima (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press/Arquivo - 9/8/2023)
A Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa) foi multada pelo Procon-MG em R$ 11,2 milhões por cobrança indevida da tarifa de esgoto dinâmico tratado (EDT), informou o Ministério Público mineiro, responsável pela gestão do órgão de defesa do consumidor, nesta terça-feira (22/8). 
 
Segundo o MP, a tarifa indevida foi cobrada “de alguns consumidores” entre janeiro de 2012 e dezembro de 2018, quando a companhia coletou os dejetos, mas sem dar o devido tratamento. 
 
Nesse sentido, o Procon afirma que é “abusiva a cobrança por serviço não prestado, o que configura obtenção de vantagem excessivamente onerosa da empresa sobre o consumidor”. A Copasa ainda pode recorrer da decisão.
 
Em 7 de julho, o Ministério Público também informou que a Copasa foi multada em R$ 10,8 milhões por exigir o pagamento de débitos para efetuar a suspensão do fornecimento de água e esgotamento sanitário — um conjunto de infraestruturas, equipamentos e serviços com o objetivo de coletar e tratar os esgotos domésticos. 
 
O MP pontuou na oportunidade que a prática, na maioria das vezes, provoca aumento da dívida do consumidor. Vale dizer que a concessionária já tinha sido condenada pelo Procon em decorrência da mesma infração em Montes Claros, no Norte de Minas, mas não mudou a maneira de proceder, mesmo após sanção da multa. 
 
“A suspensão de serviço condicionado ao pagamento de débitos não está prevista em lei e configura vantagem exagerada e indevida, além de prática abusiva”, disse o Procon na ocasião.  
 
Questionada pela reportagem sobre a nova multa aplicada pelo órgão de defesa do consumidor, a Copasa disse que, seguindo a “diretriz da companhia”, não comenta sobre processos administrativos em trâmite. 


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