Jornal Estado de Minas

SUPERLUA AZUL

Será possível ver a Superlua azul nesta quarta em BH? Meteorologista conta

O céu nesta quarta-feira (30/8) terá como protagonista a Superlua azul. Mas, antes de falar como ficará o tempo em Belo Horizonte, se estará limpo ou nublado, é preciso explicar o que é esse fenômeno.





“Superlua é um fenômeno que ocorre quando a lua está um pouquinho mais perto da Terra. Então, a Superlua acontece quando se tem uma Lua cheia durante esse momento em que ela está mais próxima. A Lua fica um pouco mais brilhante”, explica o astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Thiago Signorini Gonçalves

Ela fica azul mesmo?

O astrônomo diz que o nome "azul" vem de outro fenômeno. “O ciclo lunar tem 29 dias, então, em geral, tem só uma Lua cheia por mês. A Lua azul significa simplesmente que coincidiu de haver duas luas cheias no mesmo mês, porque a primeira foi bem no comecinho, e, agora, a gente tem a segunda Lua no mesmo mês”.

“Não tem nada a ver com um tom azulado, a Lua vai ter a mesma cor de sempre”, completa.

A Superlua azul, então, é apenas o encontro de duas particularidades, uma coincidência. Segundo o astrônomo, o fenômeno deverá acontecer de novo só em 2037. Por causa disso, Thiago recomenda que as pessoas não percam a oportunidade de apreciar esse momento.

Qual é o melhor horário para ver? 

Ele diz que qualquer horário à noite vai ser possível visualizar a Superlua azul. Thiago Signorini destaca que, para quem mora perto de montanhas ou prédios, que são obstáculos que bloqueiam a vista do céu, o melhor horário para visualizar vai ser meia-noite, quando a Lua estará mais alta. 




 
O Observatório Nacional informa que as melhores visualizações serão logo após o pôr do Sol e logo antes do nascer do Sol, quando a Lua "parecerá maior e com tonalidades coloridas". 

Tempo nublado pode prejudicar?

Os últimos dias na capital foram de tempo nublado com muita chuva. Nesta quarta-feira (30/8) não será diferente. A previsão meteorológica indica que o céu será nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas em Belo Horizonte. 
 
Mas há uma boa notícia para aqueles que queiram acompanhar a Superlua azul. De acordo com Claudemir de Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo nublado e chuvoso está previsto para o período entre 16h e 19h Depois disso, o tempo deve ficar limpo, facilitando a visualização da Lua no céu.   
A temperatura mínima registrada na capital foi de 15,4°C e a máxima estimada para hoje é de 28°C, com umidade relativa mínima do ar em torno de 40% à tarde.