Jornal Estado de Minas

Febre Maculosa

Jovem de 17 anos é o terceiro caso de febre maculosa em Congonhas

A Prefeitura de Congonhas, na Região Central, confirmou nesta quinta-feira (31/8) mais um caso de febre maculosa no município; agora são três no total.

Trata-se de um jovem do sexo masculino de 17 anos, segundo a Superintendente de Assistência e Promoção do município Ana Paula da Cruz Pinto, e o provável local de infecção seria a Barra de Santo Antônio, distrito de Congonhas.



“Os atendimentos iniciais para o paciente foram realizados na cidade vizinha, Jeceaba, que fica mais próxima do local onde o paciente reside. Ele também passou em Congonhas por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H), com sintomas leves. Foi atendido, medicado e liberado para continuidade do tratamento em domicílio” afirma a superintendente.

As equipes do Setor de Zoonoses e Epidemiologia da Prefeitura de Congonhas realizam busca ativa dos carrapatos nas áreas acessadas pelos pacientes antes da infecção para a realização de análises laboratoriais e identificação da bactéria R. rickettsii, causadora da doença.

Em todo o Estado, até o momento, foram confirmados por exame laboratorial, 28 casos da doença, dos quais 12 evoluíram para óbito. Os casos de febre maculosa são registrados em todas as regiões de Minas Gerais, com destaque para as Macrorregiões de Saúde Centro, Vale do Aço, Leste e Leste do Sul.

As faixas etárias mais acometidas estão entre 41 a 60 anos. Já na população infantil, a faixa etária mais atingida vai até 10 anos.