Qual a motivação para o aumento?
Importância do diagnóstico
Melissa Valentini, infectologista do Hermes Pardini, acredita que o resultado da pesquisa mostra a necessidade de alertar a população para a importância da testagem para arboviroses. De acordo com ela, as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como zila, chikungunya e dengue, têm quadros clínicos semelhantes e, em sua maioria, a diferenciação só pode ser confirmada com testes laboratoriais.
Quais são as campanhas realizadas pela Prefeitura?
E pela Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais?
- Início das obras da biofábrica que produz mosquitos com Wolbachia (bactéria) que ajudam no controle das arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos pelo Aedes aegypti.
- Realização de reuniões do Comitê Estadual de Enfrentamento das Arboviroses (CEEA) a fim de deliberar sobre as ações a serem realizadas.
- Reuniões com as equipes técnicas municipais e regionais
- Repasse financeiro via Resolução Estadual para os 853 municípios fortalecerem atividades de enfrentamento às Arboviroses;
- Envio de equipes técnicas de mobilização, assistência, vigilância e controle vetorial que apoiarão os trabalhos de campos em municípios com situações mais críticas e liberação de inseticidas para serem distribuídos para os municípios pelas URS, a fim de auxiliar no controle vetorial.
- Distribuição de inseticidas e equipamentos para realização das atividades de controle vetorial.
- Realização de ações educativas para aprimoramento do processo de trabalho na prevenção e controle das Arboviroses, como o curso de Capacitação de Supervisores de Campo elaborado pela SES, dentre outros.
- Monitoramento e execução das ações previstas no Plano Estadual de Contingência, bem como o suporte para elaboração e acompanhamento dos Planos Municipais de Contingência (PMC);
- Realização de ações de educação em saúde e comunicação com o objetivo de informar sobre as medidas de prevenção das Arboviroses ;
- Monitoramento constante dos casos e dos níveis de infestação do vetor Aedes, como das epizootias de Primatas Não Humanos (PNH) para identificar alterações no comportamento das Arboviroses e assim iniciar as ações em momento oportuno.
- Elaboração de uma política estadual sobre arboviroses e atuação do Plano de Estadual de Contingências das Arboviroses para o próximo período sazonal.
- Além dessas ações, divulgação do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa/LIA).[LS1] O indicador traz informações detalhadas da infestação do mosquito nos municípios mineiros e dos reservatórios que acumulam água parada onde a larva do mosquito teve maior recorrência.