O ciclone extratropical que atinge o Rio Grande do Sul, onde já causou cinco mortes e danos em 21 municípios gaúchos, não vai chegar a Minas Gerais.
É o que diz o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Aqui vai ter chuva associada a um avanço da frente fria pelo litoral do Sudeste. O ciclone já está no Oceano Atlântico Sul, bem afastado do continente”, explica.
Segundo Claudemir, a previsão é de chuva para o Sul de Minas, Zona da Mata, Oeste, Campo das Vertentes e Triângulo nesta terça-feira (5/9). A Região Central e Metropolitana pode ter pancadas de chuva no final da tarde.
As regiões Norte e Noroeste terão máximas de 38°C, sem previsão de chuva.
Em Belo Horizonte, a terça-feira (5/9) é de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva, raios e ventos, à tarde. De acordo com a Defesa Civil, a mínima na capital foi de 17°C e a máxima estimada é de 30°C, com umidade relativa mínima do ar em torno de 40% à tarde.
Recomendações da Defesa Civil durante a chuva
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.