A empresa Lacerda Alimentação, que fornece alimentos, principalmente marmitex para almoços e jantares, para unidades de saúde de Belo Horizonte e Região Metropolitana, vai continuar prestando serviços para o Hospital Municipal de Contagem mesmo após viralizar um vídeo onde uma mulher que acompanhava os filhos no hospital denuncia ter encontrado larvas no marmitex.
A informação foi repassada pela prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), em uma coletiva na tarde desta terça-feira (5/9).
O vídeo foi gravado e divulgado no último domingo (3/9). Nele, é possível ver larvas dentro de um dos marmitex que foi entregue na unidade. De acordo com a prefeita, enquanto as investigações não forem finalizadas, não há motivos para suspender o contrato de fornecimento. “A empresa está no município há mais de dez anos. Oferece alimentação hospitalar para outros de Belo Horizonte, é conceituada. O fato que ocorreu nos leva a fazer um processo de apuração para verificar os problemas, seja no fornecimento ou distribuição”, explicou.
Um dos representantes da empresa, Gabriel Lacerda, disse que a empresa está legalizada e que aguarda o fim das investigações. “Nossa equipe de qualidade trabalha junto da vigilância sanitária. Desde quando as informações chegaram estamos auxiliando. Temos toda a documentação necessária, alvará, CRM e outros”, disse.
Também durante a tarde de hoje, a prefeitura anunciou a construção de um refeitório em um prédio anexo ao Hospital. No local, serão distribuídas mais de 2 mil refeições diariamente, sendo 1 mil apenas para pessoas que trabalham ou que estão no Hospital Municipal. A expectativa é de que a obra seja finalizada nos próximos 4 meses. “Alugamos esse espaço e estamos construindo um refeitório para os servidores do complexo hospitalar e, também, uma cozinha, que vai fornecer alimentação para quem estiver no hospital”, disse a prefeita.
O vídeo em que mostra a larva no marmitex viralizou e o caso está sendo investigado pela Vigilância Sanitária da cidade. O prazo para conclusão das investigações é de dez dias. “Tomamos conhecimento pela imprensa na manhã de segunda e abrimos uma apuração junto com a vigilância sanitária. Fizemos uma visita às dependências da empresa e vamos em toda a cadeia de produção”, explicou o secretário de saúde de Contagem, Fabrício Simões.
Leia Mais
Aldeia Katurãma denuncia novas ameaças de posseiros em MinasMulher que denunciou larvas em hospital é acusada de injúria racialHospital de Ponte Nova celebra 150 anos com campanha de doaçõesSuspeitos de desmanches de carros furtados são presos em ContagemMinas lidera em número de resgatados de trabalho escravo; veja listaProfessora é investigada por fala racista: 'O traço não ajuda'; ouça áudioProfessores da rede particular de BH mantêm greve até segunda-feira (11/9)Relembre o caso
Familiares que acompanham crianças internadas no Hospital de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram até as redes sociais para denunciar o estado da comida servida na unidade de saúde. Larvas foram encontradas nos marmitex que são distribuídos.
Em um vídeo publicado nesse domingo (3), uma mulher aparece indignada com a situação. É possível ver as larvas no marmitex que é servido. “A comida das crianças vindo com larvas”, diz a mulher.
Em nota, a Prefeitura de Contagem disse que abriu um processo administrativo para apurar o caso junto ao prestador de serviços. Uma análise de amostras dos alimentos servidos na unidade de saúde também foi solicitada. “Caso seja constatada a veracidade da denúncia, todas as medidas cabíveis serão tomadas conforme as devidas responsabilidades”, diz o comunicado.