Jornal Estado de Minas

TURISMO RELIGIOSO

Imagem e relíquia óssea de Beata Nhá Chica ficarão em santuário mineiro

Os fiéis católicos que foram até o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia, no Sul de Minas, poderão venerar também a imagem e uma relíquia óssea da Beata Nhá Chica. 




 
A imagem e a relíquia ficarão expostas, em posição de destaque, para os visitantes que forem até o Santuário. A entrega dos objetos sacros ocorreu no último domingo (3/9). 
 
No dia da entrega, mulheres fiéis de 29 cidades de Minas Gerais e São Paulo foram até o Santuário para participar da celebração que marcou a chegada da imagem da Beata Nhá Chica ao local. 
 
Leia: Arquidiocese de Belo Horizonte terá mais dois santuários
 
“As mulheres representam muito na vida da humanidade e reuni-las para esta primeira peregrinação do terço das mulheres em nosso Santuário é dádiva de Deus”, afirmou o Reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia, Padre Michel Pires.
 

Nhá Chica foi beatificada em 2013

 
Francisca de Paula de Jesus (1810-1895), conhecida como Nhá Chica, viveu em Baependi, no Sul de Minas. Segundo a Igreja, ela é filha de uma ex-escrava que dedicou seus dias à fé em Deus, humildade e solidariedade humana. Nhá Chica é a primeira negra brasileira a ter se tornado Beata pela Igreja Católica. 




 
Leia: Papa Francisco concede o título de Basílica a Santuário de Romaria 
 
Para o processo de beatifiação, que iniciou na década de 1950, o Vaticano analisou um milagre atribuído a Nhá Chica: a cura de um problema cardíaco congênito. Em junho de 2012, o então Papa Bento XVI promulgou o decreto de beatificação. No ano seguinte foi feita a cerimônia de consagração de Nhá Chica em Beata. 
 
Horário de visitação do Santuário de Santa Rita de Cássia
 
O Santuário de Santa Rita de Cássia abre todos os dias ao público, das 8h às 20h.
 
Leia: Contagem regressiva: Santuário de Santa Rita espera 60 mil fiéis 
 
As Santas Missas ocorrem de segunda a sexta-feira, 12h e 19h; nos sábados, domingos e feriados ocorrem às 10h, 15h e 18h.